quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Os versos do caminhante noturno



Poeta Dand M. prepara seu quarto livro, misturando prosa e poesia

As palavras de Dand M. transitam pela noite, becos, vícios, e solidão. Viés mundano à flor da pele. O poeta como andarilho errante. Não há salvação ou acalanto nas palavras de Dand M.
“é ela que se esfumaça por todo o ambiente infecto onde agora me encontro é ela com sua grinalda e seus espinhos que levanta o ator do palco: uma faca trincada entre os dentes – assim é para mim a poesia”, diz o poeta em um dos primeiros textos escritos que esboça o seu mais recente livro, “andreinvisivel”.
"Trata-se de um livro experimental, onde deliberadamente abdico da pontuação, além de libertar o texto no espaço, sem me ater à outra estética que não seja a possibilidade de me proporcionar à poesia”, explica.
Transfiguradas, as palavras passeiam pela folha sempre em letras minúsculas, como pregava Maiakovski, poeta russo que defendia a escrita como o registro da fala, fluida, espontânea, ligeira. No lugar de ponto parágrafo, um abismo entre as frases. O espaço em branco como silêncio. Niilismo e metáfora dos malditos.
“e este brilho nas mãos depois que toquei as entranhas de Nietzsche Borges ou Rimbaud: imperadores dos séculos e séculos além – noites ácidas amazônicas que meu destino quis viver no beiral da poesia”, revela Dand sobre as influências que permeiam a atmosfera de “andreinvisivel”, seu quarto livro.
A obra anuncia o apuro da escrita do poeta, que participou pela primeira vez de um concurso literário em 1985 na Academia Paraense de Letras, sendo vencedor por unanimidade, com o livro "Do nu ao infinito", e foi premiado pelo IAP com as obras “Flores da Campina” (2002) e “Branco” (2006).
Além da palavra, o som. Sua obra reverberou nas vozes de intérpretes como Vital Lima, Olivar Barreto e Andréa Pinheiro, sob música de Pedrinho Callado e Marcos Campelo. Jovens artistas como Arthur Nogueira, Renato Torres, Juliana Sinumbú e Felipe Cordeiro também encontram nas composições de Dand uma fonte vigorosa de versos.
“Dand é muito interessado em música. O conheço há muito tempo. A primeira vez que eu toquei profissionalmente na minha vida foi num bar que ele tinha, em 2000. Esse interesse toda pela música se reflete nos poemas, que trazem uma sonoridade, um fôlego violento”, diz o cantor e compositor, que acaba de lançar o nacionalmente elogiado disco KistchPopCult – que traz duas faixas com letra de Dand: “Dias quentes” e “Café pequeno”.

Obra em progresso

Em “andreinvisivel”, além de marcar sua estreia na prosa poética, Dand também inaugura uma nova forma de produção do livro, que se torna obra aberta para receber intervenções do público, que poderá acompanhar diariamente o nascimento dos textos e das rimas. A obra em progresso poderá ser acompanhada on-line, via blog e redes sociais. “É uma obra que não está pronta. Desde os textos e os poemas até a escolha da capa (na matéria acima, imagem do primeiro estudo), eu dividirei a criação do livro – mas já posso ver ‘andreinvisivel’ como um belo livro”, diz Dand, que aposta nos modernos mecenas para concretizar o projeto.
Aos moldes da nova tendência de mercado que induz os artistas a buscarem alternativas para realizar seus projetos longe das amarras impostas pela indústria da cultura, Dand convoca os leitores como patrocinadores do projeto. “É como, de repente, você descobrir o fogo: através de um mecanismo simples você envia um projeto para análise e em pouco tempo são criadas possibilidades reais de editar um livro, por exemplo.
Algo realmente necessário para escritores e produtores independentes. Uma atitude vigorosa dos responsáveis”, explica Dand, se referindo ao site Eupatrocino.com, que expõe na vitrine projetos de diversas vertentes, na busca de apoiadores, que podem doar valores estipulados por cada projeto. No caso deste, entre 30 e 200 reais. O motor está ligado.

Livro “andreinvisivel”, do poeta Dand M.. Acompanhe a produção da obra via facebook (Dand Moreira) e pelo site dandpossuido.blogspot.com. Para apoiar a realização do projeto, acesse eupatrocino.com.br.

* "andreinvisivel" na matéria de capa da edição do dia 24 de novembro de 2011, do Caderno Você, do Diário do Pará.

Nenhum comentário: