quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sobre o Livro de Ouro Borges & outras belezas

"andreinvisivel" é um livro em movimento. Mas motivos em especial me levaram a querer construi-lo em papel:

1)Jorge Luis Borges... Quase dois anos atrás, minha irmã Lordes trouxe de Paris a obra completa de Borges para entregar ao querido Olivar Barreto. Quiseram os deuses que antes Borges pernoitasse em minha casa. Como fazem os velhos mortos ditadores desta era, apreendi por tempo indeterminado a carga: trata-se de quatro suntuosos monolitos literários atemporais – e tudo o que passei a ler então. Em conseqüência, voltei a escrever/reescrever/destruir/recriar pequenos textos em prosa poética (sempre alinhavados por versos silenciosos) que já vinha arquivando por certo tempo. E, surpreso, constatei que Borges, assim como eu, já em seu primeiro livro "Fervor de Buenos Aires", deleita o leitor com um pequeno texto introdutório – gota de veneno, até este não poder largá-lo nunca mais;

2) o meu lento afastamento da internet a partir deste dia – passei a ler livros de papel e escrever (no computador) com maior excitação: “andreinvisivel” é pensado pela primeira vez;


3) a própria... Internet!... Sim! Pois em meados de Setembro deste ano, fui apresentado aos criadores do site eupatrocino.com – versão ultra moderna do romântico Livro de Ouro. Finalmente decidi pelo projeto ANDREINVISIVEL, mas... o livro ainda não estava pronto!!! Este era o mote! Por ainda não estar completamente escrito nem organizado, iria concebê-lo (parcialmente) na internet. Através do site eu poderia possibilitar o pagamento da gráfica e dos colaboradores para executá-lo. Assim, o projeto se encontra disponível no site eupatrocino.com, enquanto divido a experimentação/criação da obra (capa, corpo, textos, poemas) com leitores, amigos e desconhecidos, possíveis mecenas interessados pela melhor literatura – afinal de contas, Borges está comigo, além de Misha Gordin (fotografia da capa) e outros que aqui estão presentes – mas ainda invisíveis e

4) as possibilidades poéticas que deste mergulho advirão.

Nenhum comentário: